Xamanismo no Século XXI - Artigo - excerto - Revista Zen - Abril 2011

Xamanismo Século XXI - Cura Pessoal e Cura da Terra

"O Homem e a Natureza pertencem ao mesmo círculo de transformação e recomeços.
Um é reflexo do outro. Seja animal, vegetal ou mineral, trata-se do mesmo mundo,
do mesmo corpo vivo, infinito e eterno"
                                                    Sabedoria Antiga
A ligação à natureza é um princípio fundamental do conhecimento e prática xamânicos.

As doenças da sociedade actual, têm origem na separação da natureza fora e dentro de nós.

Sociedade normótica, patologicamente normal, vivendo desligada das componentes humanas, contra a natureza.

Restabelecer a harmonia pessoal, social e ambiental, passa pelo processo de cura, e sintonia com as dinâmicas de troca, ritmos e ciclos naturais.

Aprender, praticar xamanismo, hoje, na minha visão e orientação é viver o princípio xamânico que permite comunicar com a essência das coisas, seres e realidades. A realidade é energia informada, em diferentes níveis, diziam os antigos xamãs e em diferentes níveis vibratórios, diz física quântica.

Aprender e praticar xamanismo é ampliar a percepção sensível e as capacidades psíquicas e criar um sistema de sabedoria, é desenvolver a consciência.

É aceitar viver a sensibilidade e um poderoso processo de transformação, não é tornar-se xamã. Xamãs existiram e existem inseridos nas comunidades, hoje em dia, comunidades protegidas, outras em vias de extinção.

O Xamanismo Essencial que pratico e ensino é inspirado no Xamanismo Essencial, criado a partir da década de 50, integra também a pesquisa, estudo e a prática, que desenvolvo desde 1995, com abordagen transdisciplinar.

O enquadramento, a estrutura e a metodologia inovadores da Formação em Xamanismo Essencial ®, não tem conexões específicas de uma cultura ou religiosas.

Permite aprender, utilizar e desenvolver a prática xamânica com segurança, solidez, eficácia e criatividade, de forma personalizada, com a riqueza da partilha em grupo.

Integra os Princípios e Técnicas básicas para utilizar o xamanismo como arte de desenvolvimento humano e cura, dinamiza o potencial inato curador em cada um, tornando-nos curadores, facilitando a cura a outras pessoas e à Terra.

Destina-se a todos os que sentem o apelo interior pelo xamanismo, não sabendo porquê, obtendo a compreensão desse apelo, depois de experimentarem.

Xamanismo com Cetáceos - As Baleias e os Golfinhos

A ligação aos Animais de Poder, um dos aspectos da cura xamânica é feita através de práticas xamânicas específicas, nas realidades não habituais, nos sonhos e também na realidade habitual.

Comunicar com os cetáceos é entrar num mundo de Sabedoria e Cura, as baleias sustentavam o mundo, em muitas culturas ancestrais.

Também hoje, sustentam o mundo, na manutenção do equilíbrio ecológico, ajudando na fertilização de plantas marinhas, transformadoras de dióxido de carbono.

O som por elas emitido, tem como o dos golfinhos, um enorme potencial de transformação e cura para o ser humano e para a Terra.

Grandes lições, dá o espírito das Baleias e Golfinhos. Dizem-nos para seguir a Lei do Amor. Ensinam com grande mestria a arte de viver em confiança. Pedem que se limpem os oceanos. Que nos juntemos a eles.
                                                             Maria Margarida Barros 2011
                                                     Artigo Revista Zen - Abril 2011